Areia, sol, suor é muita diversão. O beach tennis é um esporte que tem tudo a ver com o verão e traz muitos benefícios para o corpo e a mente.
A modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos no país. Segundo a CBT (Confederação Brasileira de Tênis), cerca de um 1,1 milhão de pessoas praticam a atividade atualmente, mais que o dobro em comparação a 2019.
11 bons motivos para experimentar o Beach Tennis:
1 – BAIXO IMPACTO NAS ARTICULAÇÕES
Além de o praticante ter de saltar e correr menos do que ao jogar vôlei e futebol, por exemplo, a areia fofa reduz o impacto nos joelhos, tornozelos, quadris e costas, minimizando o risco de dores e lesões, explica o professor doutor Cássio Mascarenhas Robert Pires, fisiologista da equipe Juca BT, que também é docente do curso de educação física da Uniara (Universidade de Araraquara) e dos cursos de educação física e fisioterapia da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto).
Antes de praticar a atividade, Jair Amintas Pereira Neto, atleta profissional de beach tennis e professor e capacitador da CBT, recomenda que todas as pessoa façam um check-up médico para saber se estão aptas para realizar o exercício.
“Mesmo quando liberados pele médico, esportistas com problemas articulares ou que estejam com excesso de peso devem ter o acompanhamento de um especialista para orientá-los de forma individualizada”, ressalta.
2 – A FAMÍLIA TODA PODE JOGAR
Até quem está sedentário ou nunca praticou esportes com raquetes consegue jogar beach tennis. “A atividade é inclusiva e na quadra vemos de criança a idosos. O esporte envolve a família e amigos”, comenta Placido Russo Junior, profissional de educação física, treinador da equipe profissional Juca BT e técnico da seleção brasileira juvenil de beach tennis.
3 – NÃO É PRECISO MUITOS JOGADORES
Para jogar futebol de salão ou society, por exemplo, você vai precisar reunir de 10 a 12 pessoas —que nem sempre podem comparecer por causa do trabalho e outros compromissos. Já no beach tennis só é necessário você e mais um jogador. Portanto, o risco de o jogo ser “cancelado” por falta de quorum é menor.
Muitas vezes, você nem precisa de um parceiro para jogar. Diversas arenas oferecem um tipo de “day use” em que é só chegar e jogar com quem estiver lá na quadra.
4 – FORTALECE O CORPO TODO
Mover-se na areia, saltar e agachar para alcançar a bola ajuda no ganho de força nas pernas e na região do core (abdome, lombar e coluna). Já as raquetadas trabalham braços e ombros.
5 – DETONA CALORIAS
O beach tennis é um esporte que propõe um exercício intervalado, ou seja, mescla momentos de alta e baixa intensidades. Segundo Mascarenhas, em uma partida de 60 minuto em duplas, um atleta amador faz aproximadamente 10 minutos de atividade intensa e queima cerca de 200 calorias —mas esse número pode aumentar, dependendo do ritmo do jogo.
Pode parecer pouco, mas, justamente por não exigir tanto do corpo durante a partida, você consegue praticar o esporte por duas, três horas —e, como a atividade é divertida, certamente você vai querer ficar esse tempo em quadra, ou até mais.
6 – MELHORA O FÔLEGO
Correr e saltar na quadra proporciona um trabalho aeróbico, que contribui para desenvolver o condicionamento cardiovascular (resistência física).
7 – TURBINA O HUMOR E DESPACHA O ESTRESSE
Assim como qualquer atividade física, o esporte estimula a produção de neurotransmissores (como a endorfina) que melhoram o humor, ajudam a relaxar e aumentam o bem-estar.
Além disso, o beach tennis geralmente é praticado com os pés descalços, em espaços que lembram muito o ambiente de praia, possibilitando um prazeroso contato com a areia e o vento. A socialização que a modalidade proporciona é outro fator que contribui com o bem-estar.
8 – DESENVOLVE A PROPRIOCEPÇÃO
A instabilidade da areia fofa estimula a capacidade do corpo em reconhecer sua posição no espaço, chamada de propriocepção —é graças a essa capacidade que você consegue levantar as mãos na altura dos ombros sem precisar olhar para elas.
Desenvolver a propriocepção ajuda na estabilização das articulações e reduz o risco de algumas lesões, como torções —ao pisar em buraco, por exemplo, seu corpo percebe que o pé está virando e aciona rapidamente os músculos necessários para evitar isso.
9 – TRABALHA A COORDENAÇÃO MOTORA E O EQUILÍBRIO
O beach tennis estimula ainda regiões cerebrais responsáveis por diferentes capacidades coordenativas, possibilitando um incremento de sinapses entre as áreas do cérebro e os músculos. Estudos mostram que esses processos podem neutralizar ou retardar o desenvolvimento e a progressão de demências, como Alzheimer.
Entre as capacidades que passam a ser trabalhadas e aprimoradas com as raquetadas estão: coordenação motora fina, que é exigida no saque e no direcionamento da bola; coordenação motora grosseira, ao realizar deslocamentos como giros e as corridas de frente e de costas; organização espaço-tempo, que possibilita ao esportista.
10 – DEIXA O CÉREBRO MAIS ESPERTO
Os deslocamentos na quadra contribuem para desenvolver a capacidade de processamento de informação e de reação, por exigirem tomadas de decisão rápidas para realizar uma jogada.
11 – É FÁCIL DE PRATICAR
Apesar de as regras do beach tennis terem certa semelhança com as do tênis de quadra, o jogo na areia é mais dinâmico, simples e ágil.
Com aumento de 175% no número de praticantes em um ano, país paga 65% dos prêmios do circuito internacional e virou residência dos líderes do ranking mundial
Esporte já conta com mais de 1 milhão de praticantes, criado em 1987, na cidade italiana de Ravena, o beach tennis deixou o status de esporte “modinha” e virou uma realidade.
Preencha seu e-mail abaixo, e um de nossos consultores vai entrar em contato, e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar o sucesso do seu clube!